Estreitamento das relações comerciais com os EUA gera oportunidades de negócios para empresas mineiras

9 de maio de 2022

Evento em BH apresenta benefícios e oferece orientações a empresários e executivos que desejam expandir seus negócios para o país com a maior economia do mundo

Investir ou expandir os negócios para os Estados Unidos é o objetivo de muitos empresários de Minas Gerais. Dados recentes sobre a balança comercial mostram que, o que antes parecia um sonho distante, tem se tornado uma possibilidade cada vez mais plausível. Segundo uma pesquisa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedese-MG), houve, em 2021, um aumento de 38,2% das exportações mineiras para o país em relação a 2020, movimentando um total de US$2,5 bilhões.

Por ser considerado o maior e mais importante mercado mundial, pode ser uma oportunidade ímpar para os executivos mineiros desenvolverem seus negócios. Com o objetivo de incentivar e orientar os que desejam fazer este movimento, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) realiza, em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida o roadshow “Como Ingressar no Mercado Norte-Americano”.

Trata-se de uma série de palestras que devem abordar questões, como as principais portas de entrada, as soluções financeiras, os aspectos legais imigratórios e corporativos, bem como o planejamento tributário que essa mudança exige. O intuito é oferecer aos empresários do comércio uma visão panorâmica, resumida e prática sobre o assunto.

“Nosso objetivo é apresentar aos empresários os benefícios de se inserir no mercado norte-americano, ajudá-los a identificar as melhores oportunidades e estratégias, além de orientá-los em relação aos aspectos práticos. O evento é uma forma de fomentar o ambiente de negócios no estado e aprimorar as relações diplomáticas com este que, além de ser a maior economia do mundo, é um parceiro comercial relevante para Minas Gerais e para o Brasil”, afirma o coordenador comercial da Fecomércio MG, Amâncio Marcos Costa de Castro.

A programação do evento, que será gratuito, contará com palestras de Carlos Mariaca, Sócio Diretor do Center Group & Membro do Conselho da BACCF; Michel de Amorim, Sócio da Drummond Advisors; Marina Elliot, Real Estate Advisor da Compass Real Estate; e Guilherme Caram, Gerente de Relacionamento da Piquet Law Firm & Presidente da BACCF. As palestras serão realizadas na quarta-feira, 25 de maio, das 8h às 12h, na sede da Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561, Centro – Belo Horizonte – MG). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site.