Fecomércio MG participa da inauguração do ProVA

13 de jun de 2018

O comércio mantém cerca de 17 milhões de empregos no país, o que representa 16% da força de trabalho nacional. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram a capacidade do setor, que, nos primeiros meses de 2018, cresceu 4,8% em relação ao mesmo período de 2017. Para intensificar essa recuperação, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MIDC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram, no dia 7 de junho, o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa).

A iniciativa, apoiada pela Fecomércio MG, é inédita na América Latina. O espaço funcionará durante dois anos na cidade de São Paulo, fortalecendo a conexão entre empresas varejistas e agentes de inovação, empreendedores, investidores, aceleradoras, universidades e governo.

Nesse ambiente, negócios de diferentes portes poderão usufruir gratuitamente de soluções de uso de tecnologias digitais, assim como aplicar e testar novas tendências no atendimento aos clientes. Para participar do projeto, o varejista pode ir diretamente ao local, no centro da capital paulista, ou entrar em contato com a ABDI ou MDIC por meio das associações varejistas.

Ao todo, serão promovidas mais de 100 atividades e experiências orientadas pela Consultoria Pieracciani, com destaque para mentorias, ciclos de design thinking, feiras e workshops. O ambiente colaborativo irá reunir áreas de coworking, ilhas de tecnologia e espaço para eventos. “O objetivo do ProVA é incentivar o aumento da competitividade do varejo brasileiro, criar novos modelos de negócio, desenvolver produtos e serviços e melhorar o atendimento e a interação com outros segmentos, como a indústria”, afirmou o ministro do MDIC, Marcos Jorge.

Com 260 metros quadrados, o laboratório pró-varejo deve reunir o que há de mais inovador no mundo no segmento de comércio varejista. O espaço também servirá de vitrine para empresários, como explicou o presidente da ABDI, Guto Ferreira. “Teremos no ProVa uma loja conceito, onde o varejista poderá vender seus produtos no shopping por um período determinado.”

Modelo de inovação

A analista de comércio exterior da Fecomércio MG, Juliana Peixoto, foi uma das representantes da Federação no lançamento do ProVA. Ela acredita que o espaço pode mobilizar outras entidades a promover ações que gerem valor por meio da inovação tecnológica. “A Fecomércio MG pretende replicar parte das atividades desenvolvidas pelo laboratório a fim de apoiar o empresário mineiro e inspirar ideias capazes de atender às mudanças no perfil do consumidor”, observa.

Nesse contexto, a Federação promoverá, neste mês, a primeira etapa do Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC). O encontro tem o objetivo de preparar o comércio varejista mineiro para o cenário de inovações disruptivas, aquelas capazes de romper com os padrões estabelecidos, bem como acelerar a recuperação do comércio.

SERVIÇO: ProVA (Laboratório de Inovação do Varejo)
Endereço:
Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 1º piso, lojas 230 a 233, bairro Consolação – São Paulo/SP)
Contato: (11) 5506-2953 ou contato@provalab.com.br

Foto: Divulgação Pieracciani