<strong>Fecomércio MG, Sesc e Senac assinam parceria inédita com a UFMG</strong>

7 de jul de 2022

A solenidade para firmar a parceria entre as instituições aconteceu nessa quarta-feira, 6 de julho, na sede da Federação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Sesc, Senac e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) assinaram na manhã dessa quarta-feira, 6 de julho, um Protocolo de Intenções para oficializar uma parceria inédita entre as instituições. A solenidade, que aconteceu na sede da Federação, contou com a presença do presidente da Fecomércio MG, Lázaro Luiz Gonzaga, e da reitora da UFMG, ​Profa. Sandra Regina Goulart Almeida.

Durante a cerimônia, o presidente da Federação destacou que o objetivo da parceria é contribuir com projetos relevantes desenvolvidos na Universidade. “Por ser uma das instituições de ensino mais renomadas do país, a UFMG exerce um papel importante na definição dos rumos da economia por meio de pesquisas, projetos de extensão e formação de profissionais. Fatores que têm potencial para impactar fortemente o comércio varejista no longo prazo”, enfatiza Lázaro Luiz Gonzaga.

Além disso, a iniciativa busca incentivar e regulamentar a participação das instituições, e seus Sindicatos Empresariais representados, com doações de valores em espécie, de bens ou de serviços, destinados ao financiamento de pesquisas realizadas pela UFMG. “À medida que forem identificados programas e projetos beneficiados, serão definidos plano de trabalho e/ou projeto básico, contendo o detalhamento das ações, as metas, etapas ou fases de execução e ainda, se for o caso, a previsão de transferências de recursos financeiros e as respectivas dotações orçamentárias”, explica o presidente da Fecomércio MG.

Para a reitora da UFMG, ​Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, essa é uma parceria que fortalece ainda mais o relacionamento da Universidade com a comunidade, por meio de entidades do setor produtivo, como a Fecomércio MG, o Sesc e o Senac. “Para atender as demandas do nosso estado e contribuir com inovações tecnológicas e desenvolvimento, iniciamos a tríplice hélice, que são essas colaborações entre universidade pública, empresa e governo. Com isso, podemos cumprir ainda mais a nossa missão, que é atuar junto a sociedade com ações de ensino, pesquisa e extensão”, ressalta.

O evento ainda contou com a presença do diretor regional do Senac, Antônio Gonzaga da Silva Filho, do diretor regional do Sesc, Luciano de Assis Fagundes, e do diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Ricardo Gonçalves. “Essa parceria é uma questão social muito importante para nós. Os primórdios da gastronomia, por exemplo, é um projeto do Senac que visa resgatar os valores da comunidade e ainda valoriza esse setor, que movimenta a economia mineira. Unir essa iniciativa ao curso de turismo da UFMG, por exemplo, só traz vantagens para a sociedade”, pontua o diretor regional do Senac, Antônio Gonzaga da Silva Filho.

“Uma outra vertente que pode ser explorada nessa união das instituições é a oferta de estágios para quem necessita de uma primeira experiência na área profissional, por exemplo. Como o Sistema Comércio atende o setor produtivo no cenário mineiro, não irão faltar oportunidades de aprendizado”, destaca o diretor regional do Sesc, Luciano de Assis Fagundes.

Na ocasião, os participantes ainda falaram sobre os espaços esportivos que podem ser aproveitados pelas pessoas, e sobre como a Universidade pode contribuir na questão de saúde, com informações sobre vacinas e sobre a pandemia. “Minas Gerais produz diversos produtos que precisam ser mais valorizados para serem conhecidos e reconhecidos pelo público mineiro”, finaliza o diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Ricardo Gonçalves.