Governo de Minas oficializa criação da Via Liberdade

29 de abr de 2022

O Governo de Minas Gerais publicou, no dia 26 de abril, o Decreto Nº 48.411, que institui a Via Liberdade. Trata-se de uma rota turística e cultural que abrange 187 municípios ao longo de um percurso de 1.179 quilômetros da BR-040. A iniciativa deve contribuir com a implementação de políticas públicas de estímulo à cultura e ao turismo em cooperação entre os estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

O projeto conta com investimento de cerca de R$ 12 milhões para fomento e estruturação. Desse montante, mais de R$ 4 milhões foram destinados em acordo de cooperação, firmado entre o Governo de Minas, a Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais para ações de capacitações, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural.

Dentre outros objetivos da Via Liberdade, o Decreto destaca: o incentivo ao desenvolvimento econômico, social, artístico e museológico; a promoção da preservação do patrimônio cultural material e imaterial do Estado; e o desenvolvimento e fomento do turismo cultural e ambiental dos municípios integrantes.

As medidas para implementação do projeto serão divulgadas posteriormente pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em articulação com os municípios e a sociedade civil.