Governo federal disponibiliza guia de retomada econômica do turismo

3 de dez de 2021

Documento apresenta um conjunto de iniciativas estratégicas para a recuperação, transformação e estímulo às atividades turísticas

Apresentar projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor de turismo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com esse objetivo, os Ministérios do Turismo e da Economia lançaram, no fim de novembro, o Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil.

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, ressalta a importância da iniciativa para o crescimento sustentável do turismo. “Os gestores públicos e privados devem conhecer o documento, pois ele reúne dados, tendências e informações sobre programas federais voltados ao setor de turismo.”

O guia

No documento, são sugeridas 20 iniciativas estratégicas para o desenvolvimento das atividades turísticas no país. Conheça alguns desses eixos:

• Ampliar a conectividade em cidades turísticas com wi-fi e internet banda larga;
  • Incentivar a atração de investimentos para o turismo náutico;
  • Estimular o ‘calendário de eventos’ de acordo com os conteúdos de cada região;
  • Ampliar o ecoturismo com foco nas principais unidades de conservação do país.
  • Fortalecer o turismo de ‘curta duração’, próximo às grandes capitais;
  • Incentivar o turismo doméstico para que o brasileiro conheça mais o Brasil.

Em um dos trechos do guia, os ministérios destacam que o turista no cenário pós-pandemia será mais criterioso com saúde e higiene, exigente em relação ao consumo ético e sustentável e atento em busca de novos destinos.

Clique aqui e faça o download do guia

* Com informações do Ministério do Turismo