Minas Consciente: nove das 14 macrorregiões estão na onda vermelha

13 de maio de 2021

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A queda na incidência e na ocupação de leitos motivou o Comitê Extraordinário Covid-19 a determinar o avanço de novas regiões mineiras em relação ao Minas Consciente, plano de retomada das atividades econômicas. A partir deste sábado (15/05), as macrorregiões de saúde Norte e Sudeste irão progredir para a onda amarela, segunda fase de maior flexibilização da economia. As mudanças foram estabelecidas pela Deliberação nº 156/2021.

Apesar disso, nove das 14 macrorregiões mineiras seguem na fase vermelha (Centro, Centro-Sul, Leste, Leste-Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sul e Triângulo-Sul), etapa que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas desde que sejam cumpridas algumas regras, como maior distanciamento entre pessoas e limitação máxima de público em eventos e empresas. As outras cinco seguem na onda amarela (Jequitinhonha, Norte, Sudeste, Triângulo-Norte e Vale do Aço).

Por outro lado, a macrorregião Jequitinhonha, embora mantida na onda amarela, poderá regredir para a onda vermelha, caso não haja melhora dos indicadores. Com integrantes de diversas instituições mineiras, o Comitê Extraordinário Covid-19 se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.

Em relação às microrregiões, o comitê decidiu pelo avanço de Viçosa, Janaúba, Taiobeiras e Ubá para a onda amarela do plano. Já as microrregiões de Passos, Cássia e Piumhi regrediram para a onda vermelha. Em caso de divergência entre as ondas da macro e da microrregião, caberá ao prefeito definir qual regra prefere seguir, de acordo com a necessidade do município.

De acordo com o governo de Minas, as cidades com menos de 30 mil habitantes apresentaram queda na incidência de Covid-19 pela quarta semana seguida. Agora, são 88 municípios com incidência abaixo de 50 casos para 100 mil habitantes, podendo progredir automaticamente de onda, independentemente da situação da região em que se encontram.

Confira a tabela completa das ondas por macrorregião:

Descrição das ondas

Onda roxa: serviços essenciais, toque de recolher e outras restrições

Onda vermelha: serviços essenciais e maior restrição da atividade econômica

Onda amarela: serviços não essenciais e média restrição da atividade econômica

Onda verde: serviços não essenciais e menor restrição da atividade econômica

Macrorregião

Reclassificação da fase de abertura
Classificação anterior

Reclassificação (de 15/05/2021 a 21/05/2021)

Centro Onda vermelha Onda vermelha
Centro-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Jequitinhonha Onda amarela Onda amarela (com viés de regressão de fase)
Leste Onda vermelha Onda vermelha
Leste-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Nordeste Onda vermelha Onda vermelha
Noroeste Onda vermelha Onda vermelha
Norte Onda vermelha Onda amarela (progressão de fase)
Oeste Onda vermelha Onda vermelha
Sudeste Onda vermelha Onda amarela (progressão de fase)
Sul Onda vermelha Onda vermelha
Triângulo-Norte Onda amarela Onda amarela
Triângulo-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Vale do Aço Onda amarela Onda amarela

* Com informações da Agência Minas[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/248731″ target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Confira a Deliberação nº 156/2021[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?