<strong>Minas Gerais libera venda de bebidas alcoólicas nas Eleições 2022</strong>

29 de set de 2022

A Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) informa aos seus representados que, de acordo com diversas matérias publicadas por veículos de imprensa, o Governo de Minas Gerais não vai proibir a venda de bebidas alcoólicas no próximo domingo (02/10), quando ocorrerá o primeiro turno das eleições 2022, e no dia 30/10, caso ocorra o segundo turno.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, a decisão foi tomada de forma colegiada pelo Governo de Minas e pelas forças de segurança do estado, e está alinhada com o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

A Fecomércio MG destaca ainda que as empresas que optarem por manter o funcionamento neste domingo (02), devem conceder tempo suficiente para que os funcionários possam exercer seu direito ao voto.

Segurança nas eleições

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), funcionará com capacidade total para garantir a tranquilidade da votação, monitorando cerca de 1.400 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A estrutura da Segurança Pública também estará presente no Gabinete Institucional de Segurança, no TRE, com a presença de seus representantes: Sejusp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições responsáveis por discussões e deliberações relacionadas ao assunto de segurança pública durante o período de votações em outubro.

Para garantir mais segurança aos cidadãos durante todo o domingo, a Polícia Militar ampliará as medidas de segurança para atuação de maneira ininterrupta, antes, durante e imediatamente após as eleições, nas proximidades dos locais de votação.

Já a Polícia Civil, no exercício das funções de polícia judiciária, trabalha em diretrizes e na definição de ações de segurança, inteligência e de riscos para o pleito atual, e atuará de forma supletiva em mais de 250 municípios e comarcas, empreendendo esforços na instauração de procedimentos investigativos, na apuração de crimes de toda natureza e contravenções pena.