Mineiros e argentinos reforçam parceria

7 de jul de 2017

Um almoço realizado hoje, na sede da Fecomércio MG, celebrou a assinatura do protocolo de intenções para a criação da Câmara do Comércio e Indústria Argentina-Minas Gerais. Além da Federação e da Fiemg, o documento conta com a representação da Embaixada da Argentina no Brasil (idealizadora do projeto) e do Consulado Geral da Argentina em Belo Horizonte. O objetivo é criar um canal para fomentar e estreitar o intercâmbio econômico, tecnológico, social, educacional e cultural entre as duas partes.

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lázaro Luiz Gonzaga, ressaltou que a Câmara será fundamental para diversificar e ampliar os laços do nosso Estado com o país vizinho. “A ideia da Câmara é atuar de forma dinâmica, em contato direto com o empresário”, explica. A Fecomércio oferecerá apoio institucional, estudos para embasar as estratégias, organização de rodadas de negócios e outras iniciativas para intermediar as transações com o empresariado mineiro.

O embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, acrescentou que os dois países têm uma parceria de mais de 30 anos, que se fortalece por meio de iniciativas como a que foi formalizada hoje. “Temos grande potencial para ampliarmos ações, apesar de turbulências econômicas e políticas. E a relação que temos com Minas é muito importante, até mesmo em comparação com outros países da Europa. O compromisso que firmamos agora significa uma porta para seguir construindo essa integração, com uma Câmara moderna e que vai dinamizar os negócios”, conclui.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, observa que a Câmara é um projeto que vem sendo construído há algum tempo e que contribuirá para valorizar tanto o empresariado mineiro quanto o argentino. Além disso, deverá estimular investimentos. A cerimônia oficial de assinatura do protocolo de intenções acontecerá às 16h30, na sede da Fiemg.

Estiveram presentes ao evento da Fecomércio MG: presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lázaro Luiz Gonzaga; presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior; embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, cônsul-geral da Argentina em Belo Horizonte, José Cafiero; cônsul-adjunto da Argentina em Belo Horizonte, Camilo Ernesto Silberkasten; presidente da Câmara de Comércio Argentino-Brasileira, Federico Servideo; superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; secretária da Embaixada da Argentina no Brasil, Maria Julia Lorenzo; cônsul-adjunto Geral da Argentina em Belo Horizonte, Mariano Guida; representante da Fecomércio MG na Câmara do Comércio e Indústria Argentina-Minas Gerais e presidente do Sincagen, Marcus Cury; presidente do Sincopeças BH, Helton Andrade, entre outros convidados.