Movimento Vai Turismo lança campanha em mídias sociais

Projeto que reúne instituições, especialistas e profissionais do trade turístico quer reforçar papel estratégico do setor para a economia do País e conquistar mais espaço nos planos de governo

No dia 21 de julho, as 30 principais entidades empresariais do turismo brasileiro e as Federações do Comércio (Fecomércios) de todo o País lançarão, em suas mídias sociais, uma campanha reforçando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social. Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação visa reforçar o pleito do setor de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo e, por isso, vai durar até 2 de outubro, data das eleições gerais no País.

A iniciativa faz parte do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, lançado em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que reuniu as entidades empresariais do setor e representantes da cadeia produtiva, com o propósito de criar um movimento nacional com pessoas e organizações na elaboração de recomendações de políticas públicas para colaborar com o impulsionamento do setor, especialmente após os impactos da pandemia de covid-19.

Documento com propostas para os presidenciáveis

O primeiro grande passo do movimento foi o desenvolvimento do documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional, entregue aos pré-candidatos à Presidência Jair Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.

Para a elaboração das propostas, o Vai Turismo promoveu mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos: um benchmarking que mapeou práticas internacionais inspiradoras para o turismo sustentável, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.

Com base na relatoria e na sistematização dos temas debatidos em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional, que aponta, entre as macroestratégias, cinco temas necessários à consolidação e à competitividade do setor: Investimentos Convergentes, Inteligência, Incentivo, Oferta Qualificada e Governança. Em agosto, também será realizada a entrega de 27 documentos estaduais. 

Confira o documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional

Entidades que apoiam as Propostas e Recomendações de Políticas Públicas:

  1. Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

AGÊNCIAS DE VIAGENS

  • Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional)
  • Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)
  • Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV)
  • Federação Nacional de Turismo (FENACTUR)

PROMOTORES E EMPRESAS DE EVENTOS

  • Associação de Marketing Promocional (AMPRO)
  • Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil)
  • Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape)
  • União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe)

MEIOS DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

  1. Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)
  2. Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil)
  3. Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
  4. Associação Nacional de Restaurantes (ANR)
  5. Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)
  6. Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB)

OPERADORAS DE VIAGENS

  1. Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA)

PARQUES TEMÁTICOS

  1. Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT)

TRANSPORTE AÉREO

  1. Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)

TRANSPORTE MARÍTIMO

  1. Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil)

TRANSPORTE TERRESTRE

  • Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC)
  • Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR)
  • Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA)

ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

  • Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta)

TURISMO SOCIAL

  • Associação Brasileira de Turismo Social (ABRASTUR)

TURISMO DE LUXO

  • Brazilian Luxury Travel Association (BLTA)

TURISMO RECEPTIVO

  • Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito)
  • Associação Brasileira de Turismo Receptivo (RECEPT Brasil)

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional)

GESTÃO E PROMOÇÃO DE DESTINOS

  • Brasil Convention & Visitors Bureau
  • União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (UNEDESTINOS)

Assinam as propostas as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) das 27 unidades federativas.