Novos desafios da contabilidade

5 de dez de 2014

Atualmente, é muito fácil abrir uma empresa, obter um CNPJ e começar a trabalhar formalmente como um Micro Empreendedor Individual. Difícil mesmo é manter sua empresa com um gerenciamento contábil impecável, com as contas organizadas e com o total controle de suas finanças.

Por não ser obrigatório, muitos microempreendedores individuais acabam dispensando os serviços contábeis mensais, abrindo mão da organização dos documentos e até mesmo do acompanhamento dos números bancários. Dependendo do negócio, o MEI não terá tempo, nem conhecimento, para fazer uma conciliação bancária, uma readequação de preços ou até mesmo uma análise sistemática de pontos que podem ser melhorados. Nesse aspecto, a consultoria de um profissional da Contabilidade faz toda a diferença.

Além de ajudar na organização dos documentos fiscais e no preenchimento das declarações mensais de faturamento (facultativas ou obrigatórias), o profissional de contabilidade pode oferecer consultoria para acompanhamento dos números mensais da empresa e para os serviços complementares, como a comprovação de renda e a declaração de faturamento do MEI para abertura de Conta Corrente da Pessoa Jurídica e obtenção de crédito.

O balanço mensal – que não serve apenas para fins de comprovação fiscal, mas para controle e gerenciamento do próprio negócio – é muito importante para que a empresa caminhe em passos certos até a próxima etapa. No momento de migração de modalidade tributária, o contador exercerá um papel fundamental de apoio, orientação e execução.

Contar com a assessoria de um profissional ou técnico em contabilidade, desde os primeiros passos, é escolher começar da maneira correta, traçando planos e objetivos concretos para o crescimento do seu negócio.

Boa sorte!