Palestras e oficinas 5º Salão do Turismo

16 de mar de 2013

A manhã de sábado no 5º Salão Mineiro do Turismo teve como destaque as palestras e oficinas promovidas pelo Sistema Fecomércio MG Sesc, Senac e Sindicatos, no Minascentro.

No auditório Granada, local onde está situada a Sala do Conhecimento, foi promovida a palestra “Recebendo Turistas de Braços Abertos”, que foi ministrada pela analista de Turismo do Senac, Renata Leão.

Ela falou sobre a necessidade dos profissionais do segmento se prepararem para atender de forma eficiente o público de diversas nacionalidades que estará em Belo Horizonte nos próximos anos. “Vamos lidar com pessoas de diferentes culturas e que esperam de nós um atendimento eficaz e personalizado. Portanto, é fundamental estarmos qualificados para confirmar essa expectativa”.

Nesse sentido, Leão destacou algumas medidas que podem ser adotadas para receber bem o turista. “É vital procurar saber o perfil desse visitante, ou seja, o que ele espera conhecer em nossa cidade, para que assim seja possível se antecipar e oferecer um atendimento diferenciado para seu cliente”.

A produtora cultural Janaína Ferreira, 31, concordou com os conceitos abordados por Renata. “Trabalho nesse meio há 10 anos e vejo que muitas vezes falta qualificação para quem atende o turista. É necessário que os profissionais que atuam no segmento estejam comprometidos e capacitados, para que possamos receber bem as pessoas”.

No local destinado ao projeto “Cozinha Show”, espaço destinado para promoção de oficinas gratuitas da área gastronômica e de hotelaria, os instrutores do Senac promoveram atividades sobre etiqueta à mesa, coquetéis com cachaça, decoração de canapés, cupcakes, aproveitamento integral de alimentos, entre outros.

O engenheiro eletricista, Ricardo Lopes, 49, assistiu a oficina sobre etiqueta à mesa. Ele destaca qual sua impressão sobre o evento. “Eu recebo muitas pessoas em casa e por isso estou acompanhando a discussão sobre esse tema. Acho legal que o instrutor nos explica, não só as técnicas de etiqueta, mas porque elas existem, trazendo inclusive uma contextualização histórica. Por isso, achei bem interessante”.

No auditório Pirita, os consultores do Senac prestaram orientações para microempresários sobre os seguintes temas: Elaboração de Cardápios Temáticos, Organização de Calendário de Eventos, Técnicas de Comercialização de Produtos e Elaboração de Roteiros Turísticos.

Presença – O secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, e o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, estiveram no Minascentro nesta manhã. Eles circularam por todo o local e conversaram com expositores.   E as atividades continuaram sendo realizadas até às 20 horas desse sábado, 16 de março.