População de BH está mais econômica

3 de dez de 2014

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Pesquisa de Orçamento Doméstico (POD), realizada neste mês pela Fecomércio MG, apontou aumento no número de famílias que planejam os gastos mensais, em relação ao mês de outubro. Segundo os novos dados, 44,9% afirmaram planejar o orçamento e segui-lo rigidamente, ante 38,6% do outro mês. Esse aspecto se refletiu em outra pergunta da entrevista, sobre a atual situação financeira dos entrevistados, em que 65% afirmaram conseguir planejar o orçamento familiar mensal e ainda sobrar algum dinheiro. Por outro lado, cerca de um terço admitiu sempre recorrer a algum tipo de financiamento ou empréstimo, como cheques pré-datados e cartões, para cobrir os gastos.

Ainda segundo a pesquisa, 26,5% destinam o recurso excedente para alguma forma de lazer. “O fato de mais de um quarto dos consumidores responder que destina os recursos excedentes para investimento em lazer é um indicativo de que estão em busca de qualidade de vida”, afirma Gabriel Ivo, economista da Fecomércio MG. Apesar disso, a maior parte ainda prefere economizar esse dinheiro: 42,6% afirmam que o excedente vai para a poupança.

Entre as despesas correntes que mais pesaram no bolso das famílias da capital mineira, ou seja, despesas com os bens e serviços de primeira necessidade e essenciais para a rotina das pessoas, a conta de água foi a campeã, apontada por 36% dos entrevistados. Pelo terceiro mês seguido, a pesquisa indicou uma queda no número de entrevistados que apontavam os gastos com alimentação como despesa que mais pesa no orçamento. Em setembro ela foi a resposta de 14,9% dos entrevistados, caindo para 11% em outubro e 9,8% em novembro.

A pesquisa aponta ainda dados detalhados sobre a evolução dos compromissos financeiros domésticos e quais grupos de produtos e serviços estão entre os mais consumidos.

Metodologia

A Pesquisa de Orçamento Doméstico de BH entrevistou 398 pessoas com cotas proporcionais levando em conta sexo, grupo de idade e regionais.[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2014/12/2014.11-POD-BH-Novembro-2014.pdf ” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Confira a Pesquisa de Orçamento Doméstico (POD)[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?