Quatro macrorregiões regridem de fase no plano “Minas Consciente”

19 de nov de 2020

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O aumento de 11% na incidência de casos do novo coronavírus (Covid-19) obrigou quatro macrorregiões de saúde mineiras a regredirem de fase no programa “Minas Consciente”. Com a Deliberação nº 103/2020, publicada no Diário do Executivo (18/11), as regiões Leste e Nordeste retornaram a onda vermelha, restrita às atividades essenciais, enquanto as regiões Leste-Sul e Sudeste voltaram à onda amarela. As mudanças entrarão em vigor neste sábado (21/11).

Com isso, nove regiões estarão na onda verde, três na onda amarela e dois na onda vermelha. Na onda verde, de menor restrição econômica, é liberado o funcionamento de serviços não essenciais de maior risco de contágio. Entre as atividades autorizadas nessa fase estão: parques e outros ambientes zoobotânicos; atividades artísticas, culturais e de pesquisa; eventos como feiras, congressos, exposições, filmagens de festas e bufê; discotecas, boliches e sinuca; bares com entretenimento (espetáculos); e serviços de tatuagem e piercing.

Já na onda amarela é autorizada a abertura de serviços não essenciais de média restrição econômica. São eles: bares (consumo no local); autoescolas; atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e eletrônicos; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas e artigos em geral; comércio de cama, mesa e banho; lojas de móveis; imobiliárias; lojas de departamento; academias (com restrições); agências de viagem e clubes.

Até a última quarta-feira (18/11), 657 municípios haviam aderido ao “Minas Consciente”, impactando 13,4 milhões de pessoas no estado. Confira abaixo a tabela completa, com a classificação de ondas por região:

ÍNDICE

 

Descrição das ondas

 

Onda vermelha: serviços essenciais (maior restrição de atividade socioeconômica)

Onda amarela: serviços não essenciais (média restrição de atividade socioeconômica)

Onda verde: serviços não essenciais (menor restrição de atividade socioeconômica)

 

Macrorregião

Reclassificação da fase de abertura
Classificação anterior Reclassificação (de 21/11 a 28/11)

Expectativa de progressão ou regressão de fase

Centro Onda verde Onda verde
Centro-Sul Onda verde Onda verde
Jequitinhonha Onda verde Onda verde
Leste Onda amarela Onda vermelha

(regressão de fase)

Leste-Sul Onda amarela Onda amarela

(regressão de fase)

Nordeste Onda verde Onda vermelha

(regressão de fase)

Noroeste Onda verde Onda verde
Norte Onda verde Onda verde
Oeste Onda verde Onda verde
Sudeste Onda verde Onda amarela

(regressão de fase)

Sul Onda verde Onda verde
Triângulo-Norte Onda amarela Onda verde

(progressão de fase)

Triângulo-Sul Onda verde Onda verde
Vale do Aço Onda amarela Onda amarela

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/240758″ target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Confira, na íntegra, a Deliberação nº 103/2020[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?