Retorno da obrigatoriedade do uso de máscara em Belo Horizonte

21 de nov de 2022

A Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) informa aos seus representados que o MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE determinou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras para cobertura facial sobre o nariz e a boca, nos estabelecimentos e serviços de saúde, no transporte coletivo e nas respectivas estações de embarque e desembarque, obrigatoriedade esta que se estende ao transporte escolar e nos serviços de transporte por táxi ou aplicativo.

Destacamos que além da obrigatoriedade, o Decreto recomendou a utilização das máscaras nos demais locais fechados e por pessoas idosas, com comorbidades ou não vacinadas.

Por isto e considerando o aumento da taxa de transmissão do COVID-19, mesmo com a vacinação, é importante que os empregadores orientem seus empregados a fim de reduzir as chances de contaminação.

Algumas medidas simples e consciência de todos podem contribuir com a redução dos casos, como:

· Mantenha os ambientes bem arejados, priorizando janelas abertas em vez do ar-condicionado ligado;

· Utilize um lenço de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. Se não houver, utilize a parte interna do cotovelo para cobrir o rosto, flexionando o braço;

· Higienize as mãos com álcool gel 70%;

· Lave as mãos com frequência e use sabonete;

· Redobre a atenção na limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros;

· Oriente funcionários e clientes a fim de evitar aglomeração no estabelecimento;

· Caso algum funcionário adoeça, facilite a comprovação do atestado, evitando que ele compareça à empresa;

Apesar destas regras se aplicarem ao município de Belo Horizonte, a Fecomércio MG destaca que as medidas que podem mitigar a transmissão do vírus podem ser compartilhadas por todos e recomenda que os empresários devem ficar atentos às legislações do seu município e as orientações da autoridade sanitária local sobre o uso obrigatório de máscaras