Secult promove 3º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos

21 de jun de 2022

Evento gratuito será realizado de 20 a 22 de junho em Belo Horizonte; Programação reúne ações diversificadas e formativas

Para ampliar o acesso às políticas públicas em Minas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) promove mais uma edição do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. Dessa vez, o evento será realizado de 20 a 22 de junho em diferentes espaços de Belo Horizonte. A programação diversificada e gratuita reúne ações que propõem maior transversalidade entre cultura e turismo, bem como uma maior aproximação entre estado e municípios. 

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, essa terceira edição do Encontro de Gestores celebra a diversidade de ideias, atrações turísticas e produção cultural que fazem a identidade do povo mineiro. O encontro contará com temas que vão ajudar a promover as políticas públicas dessas áreas e terá também o lançamento do Edital Minas para Minas, Minas para o Mundo. 

“A oportunidade desse encontro entre gestores da Cultura e do Turismo é singular e nos possibilita um diálogo mais sólido com os profissionais envolvidos nas cadeias produtivas das duas áreas. Os gestores reunidos em Belo Horizonte durante o evento terão a possibilidade de pensarem juntos sobre as políticas públicas mais efetivas, a diversidade de nosso Estado e mais uma série de ações que visam à geração de emprego, renda, qualificação e profissionalização”, define o secretário Leônidas Oliveira.

Dessa vez, dois 2.500 ingressos disponibilizados, cerca de 2.200 já foram retirados pelos participantes, como explica o presidente da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior. Para ele, o terceiro Encontro de Gestores evidencia a importância da aproximação entre o poder público e a sociedade civil, que podem, neste momento, propor soluções para a constante melhoria das políticas públicas em Minas Gerais.

“Esse terceiro encontro é um momento único na história da cultura e do turismo do nosso estado. Teremos essa grande oportunidade de trocar informações com outros gestores, debater as políticas públicas e oferecer uma série de capacitações aos participantes, já que ofereceremos diversas atividades formativas tanto para a cultura quanto para o turismo, que serão fundamentais para fortalecermos dessa grande rede formadas pelos gestores municipais”, pontua.

A exemplo das outras duas edições, realizadas em dezembro de 2021 e março de 2022, o Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos propõe uma série de atividades baseadas nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais. Um dos destaques é a Palestra Magna: “Inovação e Sustentabilidade para patrimônios”, com o professor Lorenzo Cantoni, na segunda-feira (20/6), às 19h, na Sala Minas Gerais, durante a abertura do evento.

No dia seguinte, terça-feira (21/6), a partir das 9h, o Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) será palco de uma série de reflexões sobre a gestão nos setores da Cultura e do Turismo. Na programação, os participantes poderão conferir as palestras “Cultura como fator de desenvolvimento – Os mecanismos de Fomento e incentivo à Cultura”, com a superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secult, Janaína Silva; e “Sistema Municipal de Cultura”, com o diretor de Economia Criativa, José Oliveira Júnior. 

O auditório da CDL recebe, ainda, as palestras “Como medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital”, com Tássia Corina; e Captação de Recursos para execução de projetos culturais, que será conduzida pelo subsecretário de Cultura, Igor Arci. Além dessa programação, o Espaço Lounge da CDL receberá representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura e Turismo para atendimento a gestores, produtores e demais profissionais dos dois setores em Minas Gerais. 

Ações integradas 
Também na terça-feira (21/), outros espaços que compõem o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, receberão programação do Encontro de Gestores. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), a partir das 9h, será apresentado ao público o Edital Minas para Minas: Minas para o Mundo, iniciativa para potencializar o Destino Minas Gerais no cenário internacional do turismo. Os participantes também poderão conferir a palestra “Monitoramento de dados para estruturação do turismo local”, com Milena Soares (Fecomércio) e Adilson de Souza Nogueira (Observatório de Extrema) e “A importância da roteirização turística para seu destino”, com Nathália Heringer (SEBRAE) e IGR Circuito das Grutas.

E, ainda no CCBB-BH, a Cozinha Mineira será tema de diversos encontros entre gestores e convidados. A partir das 15h40, será ministrada a palestra “Cozinha Mineira: cultura e turismo na mesa e na prateleira. A programação contará, também, com outras ideias a respeito do jeito mineiro de cozinhar, como Roteiros da Cozinha Mineira, Cozinha Mineira Contemporânea e Patrimonialização da Cozinha Mineira e Selo Cozinha Mineira. As atividades serão conduzidas por profissionais convidados da Secult, da Frente da Gastronomia Mineira e do Instituto Periférico. 

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais também recebe a programação do Encontro de Gestores. No espaço administrado pela Secult, serão realizadas ações pensadas para a proteção patrimonial de instituições culturais, ações de capacitação para elaboração de projetos, além de lançamento do programa Minas Plural e apresentação de ações de acessibilidade em espaços voltados à arte e à cultura. 

O último dia do Encontro de Gestores, quarta-feira (22/6), vai abordar diferentes iniciativas ligadas à gestão cultural e turística no estado. Uma das primeiras atividades é a palestra “Redes sociais: como tirar fotos profissionais usando seu celular”, com Wander Faria, que acontece na CDL, a partir das 9h. No CCBB-BH, será realizada a Reunião da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo. 

E a Biblioteca Estadual será palco do “Encontro com os Sistemas – Bibliotecas, Museus e Arquivos”, com participação do Diretor do Arquivo Público Mineiro, Bruno Balista, do diretor da Biblioteca, Lucas Amorim, e da coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Pollyanna Machado. A mediação é da superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secult, Luciane Andrade. 

O último dia do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos será marcado, também, pela apresentação do Centro de Patrimônio Cultural Cemig e Pinacoteca Cemig Minas Gerais. Os espaços serão lançados a partir das 14h30, na Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que integra o Circuito Liberdade. Ambas as instituições vão ampliar o acesso à cultura e fomentar o turismo na cidade. 

Programação Complementar
Diferentes ações fazem parte da programação complementar do Encontro de Gestores. As atividades, que serão realizadas na quarta-feira (22/6), contemplam visitas guiadas aos equipamentos do Circuito Liberdade, visitas técnicas ao acervo do Arquivo Público Mineiro e do setor de Obras Raras da Biblioteca Estadual, além de um roteiro cultural pelas exposições do CCBB e do P7 Criativo. 

A programação completa do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos pode ser acessada AQUI.

Fonte: Secult

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?