<strong>Setor de turismo cresce em Minas Gerais</strong>

26 de set de 2022

Com a flexibilização da pandemia, as atividades turísticas em terras mineiras aumentaram de forma exponencial, atingindo 45,2% no primeiro semestre de 2022, segundo IBGE

“Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais”. Os versos da música de Tonico & Tinoco ilustram todas as riquezas que o estado tem para oferecer. Com o Dia Internacional do Turismo sendo celebrado na próxima terça-feira (27), é um momento para destacar como Minas Gerais tem se tornado um dos principais destinos visitados pelos brasileiros por oferecer opções de aventura, lazer, cultura e gastronomia.

A pandemia do Covid-19 impactou fortemente o setor de turismo, mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o estado mineiro tem conseguido se recuperar. Pelo segundo mês consecutivo, Minas foi a segunda unidade da federação que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades turísticas, atingindo 45,3%. Ao se pensar em todo o setor, ocorreu um crescimento de 45,2% no primeiro semestre.

“Podemos dizer que o turismo foi um dos segmentos que mais sofreu nesse período. Hoje, é possível perceber uma aceleração do setor. Com a flexibilização, a população tem voltado a viajar. Essa retomada é fundamental, pois o turismo é um impulsionador de outros segmentos como bares, hotéis e varejo”, afirma a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Lourenço e diretora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), Valéria Clara de Oliveira Carmo

Ao se pensar no ano anterior, o estado teve um aumento de 58,9% nas atividades turísticas. Vale destacar que tais números positivos foram alavancados, principalmente, pelos segmentos de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis e serviços de bufê, segundo apuração da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

“Minas Gerais é um estado com muitas riquezas para oferecer no âmbito turístico. Por isso, para o próximo ano, o setor é um foco de atenção.  O objetivo é alcançarmos resultados cada vez mais positivos e que o nosso estado possa se tornar uma referência nacional”, destaca Valéria Clara de Oliveira Carmo.