Sistema Fecomércio MG na Rua chega a Ituiutaba

16 de maio de 2023

O Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicato do Comércio de Ituiutaba, que integram a CNC – Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo, levam produtos e serviços gratuitos à população local: capacitação, ações de bem-estar social e promoção de qualidade de vida. Lojas locais oferecem descontos

De 19 a 21 de maio, Ituiutaba recebe o projeto “Sistema Fecomércio MG na Rua”. Por meio dos caminhões do Sesc e da carreta Senac, o evento tem o objetivo de levar à população local uma programação gratuita com cursos, palestras, atendimentos de saúde, atividades de lazer, shows e promoções exclusivas no comércio da cidade. O evento acontece na Praça Cônego Ângelo (Praça da Prefeitura), rua Vinte e Dois, 285, sexta-feira, das 9h às 19h; sábado, das 7h às 20h; e domingo, das 7h às 17h. A abertura oficial ocorre na sexta, 19 de maio, às 12h. No dia 18, haverá no local atendimentos de saúde oferecidos pelo Sesc*.

O projeto é uma idealização e realização do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicato do Comércio de Ituiutaba, que integram a CNC – Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo, com apoio da Prefeitura Municipal. Voltada à integração dos comerciantes, prestadores de serviços e sindicatos empresariais, a iniciativa já percorreu cinco cidades mineiras e, a previsão é de que, até o final do ano, esteja presente em outras dez.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato, trata-se de um projeto inovador, que mostra a força do Sistema que representa mais de 500 mil empresas, desde MEIs a grandes organizações do setor, e que está presente em todos os 853 municípios mineiros.

“O Fecomércio na Rua será muito importante para Ituiutaba. Os empresários do comércio e cidadãos que passarem pelo evento poderão conhecer mais sobre o Sistema Fecomércio e seus braços sociais, Sesc e Senac. Durante esses dias, o comércio estará movimentado com a campanha #EUCURTOOCOMÉRCIODEMINAS com promoções e ofertas interessantes aos consumidores”, comenta o presidente da entidade, Nadim Donato.

Para a presidente do Sindicomércio de Ituiutaba, Vera Lucia Freitas, as ações como o Sistema Fecomércio MG na Rua vêm em um momento oportuno para incentivar e gerar negócios. “O comércio precisa dessa evidência e o formato do evento permite a aproximação de empresários dos consumidores. Além disso, destaco também os serviços que o Sesc e o Senac trazem para atender as necessidades da população, que são de extrema importância”, pontua.

Atendimento oftalmológico e nutricional*

Para contribuir com a melhoria da assistência à saúde dos olhos em Ituiutaba, o MedSesc Oftalmologia, projeto itinerante do Sesc em Minas, chega ao município. Em uma unidade móvel – um caminhão de 11 metros – serão realizadas consultas e exames oftalmológicos (tonometria e auto refração computadorizadas, refração, fundo de olho e biomicroscopia) que irão analisar as condições visuais do indivíduo, detectar possíveis doenças e prevenir para que problemas oculares graves não ocorram.  

Além disso, será oferecida avaliação nutricional com bioimpedância, que analisa o percentual de gordura, massa muscular e os hábitos alimentares, buscando mais saúde e qualidade de vida.

*Parte dos atendimentos oftalmológicos e avaliações de bioimpedância com orientação nutricional serão destinados aos pacientes que aguardam atendimento na lista de espera da Secretaria de Saúde de Ituiutaba.

Outra parte será destinada pelo Sindicato do Comércio de Ituiutaba aos trabalhadores do comércio. Ainda serão disponibilizados atendimentos para o público em geral, por ordem de chegada, a partir das 7h30, com a equipe do Sesc no evento. Atendimento sujeito a disponibilidade, conforme capacidade. Vagas limitadas.

Já o Senac, disponibilizará alguns atendimentos ao longo da semana como higienização facial, tranças, corte de cabelo e aferição de pressão.

Atividades de Lazer

Realizada pelo Sesc há mais de 50 anos, a ação itinerante Espaço de Lazer fará parte do evento, levando diversas atividades para crianças, jovens e adultos, como cama elástica, pula-pula, pintura facial, jogos de mesa, música e intervenções lúdicas e recreativas.

Programação Cultural

Shows e apresentações de artistas locais fazem parte da programação cultural do Sistema Fecomércio MG na Rua, que vai contar com duas edições pocket do projeto Minas ao Luar, no Caminhão Palco. As atrações ajudam a promover a difusão da produção cultural regional e do estado, além de levar experiências diversas em fruição artística para o público local.

Na data de abertura, sexta-feira, 19 de maio, às 16h30, a Cia Gaia, Studio de Dança de Uberaba, propõe um número que trabalha com 5 bailarinos ao longo de 1h de apresentação artística e estabelece cenicamente uma apresentação com cunho profissional e organizado, nos estilos danças urbanas, dança do ventre e jazz.

Sábado é dia de circo e às 15h o Circo Sufoco, de Belo Horizonte, vai colocar em cena todas as atrações de um grande circo, mas contando com apenas com um palhaço no elenco! Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.

Ainda no sábado, na primeira edição do Minas ao Luar do evento, às 18h, Badyynho e Banda, grupo musical ituiutabano chega para animar a noite e apresentar um repertório que abrange as músicas tradicionais brasileiras, unindo a contemporaneidade de canções do velho e novo MPB.

No domingo, atrações circenses voltam ao palco pela manhã. Às 10h, a Cia Cartas com as Palhaças Isoldinha e Trifina, de Uberlândia, irão garantir o riso e o suspiro da plateia em um show para toda família, com muita acrobacia, malabarismo, equilíbrio e mágica.

Na tarde dominical, a cantora Leidmila, de Itumbiara (GO), fecha a programação, com a segunda edição pocket do Minas ao Luar, às 15h. Em uma apresentação artística com voz, violão, contrabaixo, teclado e bateria, o repertório escolhido abordará o sertanejo tradicional e contemporâneo, além de músicas autorais.

Oficinas de gastronomia e aulas-show

No Senac Móvel (carreta-escola do Senac), serão realizadas oficinas de gastronomia. O espaço simula uma cozinha real e o chef ensinará ao público receitas que contemplam a cultura local, bem como técnicas e maneiras de evitar o desperdício. Entre as receitas programadas estão: pão de queijo recheado, galinhada, quiche de legumes, abacaxi tostado, sorvete de creme e semente de abóbora, bolo salgado de pão com legumes e cocada de casca de melancia, risoto de canjiquinha com quiabo e queijo, brigadeiro de ora pro nóbis com queijo, bife de casca de banana e pastel de banana com queijo.

Rede de Carreiras

Para empresas interessadas em divulgar vagas e pessoas que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, o Rede de Carreiras, plataforma de cadastro e seleção de vagas de emprego do Senac, também participará do Sistema Fecomércio MG na Rua. Durante o evento, uma equipe vai orientar os envolvidos para cadastro de vagas de emprego das empresas locais, cadastro de currículos e orientação profissional; potencializando o encontro entre quem está contratando e quem está à procura de emprego.

Inova Varejo

Comprometido com a capacitação do setor, o Sistema Fecomércio MG na Rua também inclui o Inova Varejo.

Além disso, a partir de segunda-feira (15/5), as principais lojas da cidade promovem uma grande liquidação.

Próximas edições

Ainda neste primeiro semestre, o Sistema Fecomércio MG na Rua levará capacitação, bem-estar social e qualidade de vida para as cidades de Uberlândia, Araxá, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. A programação se estende até outubro.  

PROGRAMAÇÃO – SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA EM ITUIUTABA

* QUINTA-FEIRA 18/5 – MedSesc Oftalmologia e avaliação de bioimpedância e orientação nutricional –  7h às 19h

SEXTA-FEIRA 19/5 – Ao longo do dia, atendimentos no Rede de Carreiras

  • MedSesc Oftalmologia – 9h às 19h
  • Atendimento Comercial – 12h às 19h
  • Espaço de Lazer – 12h às 16h
  • Avaliação de Bioimpedância e Orientação Nutricional – 9h às 19h
  • Oficinas de Gastronomia – Galinhada – 12h às 13h
  • Oficinas de Gastronomia – Quiche de cascas de legumes, abacaxi tostado, sorvete de creme e semente de abóbora – 14h às 15h
  • Higienização Facial – 14h às 17h
  • Pílulas educacionais (gestão) – 14h às 17h
  • Apresentação de Dança – Cia Gaia – 16h30 às 17h30
  • Oficinas de Gastronomia – Bolo salgado de pão com legumes e cocada de casca de melancia – 16h às 17h

SÁBADO 20/05 – Ao longo do dia, atendimentos no Rede de Carreiras

  • MedSesc Oftalmologia – 7h às 19h
  • Aferição de Pressão – 10h às 12h
  • Tranças – 10h às 12h
  • Atendimento Comercial – 10h às 19h
  • Espaço de Lazer – 10h às 16h
  • Avaliação de Bioimpedância e Orientação Nutricional – 7h às 19h
  • Oficinas de Gastronomia –Risoto de canjiquinha com quiabo e queijo – 12h às 13h
  • Oficinas de Gastronomia – Brigadeiro de ora pro nóbis com queijo – 14h às 15h
  • Higienização Facial – 14h às 17h
  • Apresentação de Circo – Circo Sufoco – 15h às 16h
  • Oficinas de Gastronomia – Bife de casca de banana e pastel de banana com queijo – 16h às 17h
  • Minas ao Luar Pocket – Badyynho e Banda – 18h às 20h

DOMINGO 21/05 – Ao longo do dia, atendimentos no Rede de Carreiras

  • MedSesc Oftalmologia – 7h às 17h
  • Aferição de Pressão – 10h às 14h
  • Corte de Cabelo – 10h às 14h
  • Atendimento Comercial – 10h às 16h
  • Avaliação de Bioimpedância e Orientação Nutricional – 7h às 17h
  • Apresentação de Circo – Cia Cartas com as Palhaças Isoldinha e Trifina – 10h às 11h
  • Espaço de Lazer – 10h às 14h
  • Oficinas de Gastronomia – Galinhada – 11h às 12h
  • Oficinas de Gastronomia – Brigadeiro de ora pro nóbis com queijo – 14h às 15h
  • Higienização Facial – 14h às 17h
  • Minas ao Luar Pocket – Leidmila –15h às 17h

Serviço: Sistema Fecomércio MG na Rua em Ituiutaba

Data: 19/05 a 21/05

Hora: sexta-feira das 9h às 19h, sábado das 7h às 20h, domingo das 7h às 17h.

Local: Praça Cônego Ângelo (Praça da Prefeitura), rua Vinte e Dois, 285

Informações: www.fecomercionarua.com.br

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?