Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos empresariais assumem operação do Centro de Atendimento ao Turista – Mercado das Flores

20 de jan de 2023

Proposta do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas venceu o processo licitatório lançado via edital pela Prefeitura de Belo Horizonte e implantará projeto de valorização do turismo local no icônico espaço localizado no Centro de Belo Horizonte

Vencedor do processo licitatório lançado via edital pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), o Sistema Comércio, formado pela Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, assume a operação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Mercado das Flores. O espaço localizado na Avenida Afonso Pena, esquina com Rua da Bahia, é uma referência histórica para o turismo e para a cultura da capital mineira e será reativado como ponto de atendimento aos turistas e moradores.

Nessa nova fase, o CAT – Mercado das Flores contará com toda a qualidade dos serviços do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas na promoção da cultura, do turismo social, no apoio ao empreendedorismo, para atender turistas, empresários e população local de forma diferenciada e acolhedora.

Os serviços irão contemplar os moradores da cidade e seus visitantes e terão compromisso especial com a inclusão dos trabalhadores do comércio. Para isso, contará com um atendimento ampliado, funcionando como ponto de venda de viagens, eventos e outros serviços disponibilizados pelo Sistema, e operando inclusive nos finais de semana além de outras facilidades ligadas à experiência cultural, gastronômica e turística. Dessa forma, o local será um ponto de convergência para a atividade econômica ligada ao turismo no estado e uma importante vitrine para a gastronomia, o patrimônio histórico e para as artes de Minas Gerais.

“Para o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas é muito importante ter um ponto tão central em Belo Horizonte. Trabalhamos com a missão de desenvolver o turismo e fomentar sua cadeia produtiva em Minas a partir de vários programas que já temos, como o Descubra Minas. No Mercado das Flores, que tem grande importância histórica para a cidade, vamos ampliar nossa atuação nessa área, com a realização de eventos ligados à gastronomia, apresentações artísticas e culturais, entre outros atrativos, serviços e comodidades para o diverso público que por ali passa diariamente. Nosso objetivo é promover uma série de encontros entre microempresários, empreendedores, trabalhadores e o trade do turismo, para estabelecer um grande ponto de convergência no Centro da Cidade, onde mostraremos muito do que o Sistema Fecomércio MG pode oferecer”, explica Nadim Donato, Presidente da Fecomércio MG.

Para a Belotur, a atividade turística na cidade terá muito a ganhar por meio dessa parceria com o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas:

“Estamos muito felizes em firmar essa parceria com o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas. O Mercado das Flores é um icônico espaço de Belo Horizonte, e com sua revitalização, o local irá apoiar e qualificar diversas experiências aos turistas e moradores da cidade. A ação, que integra o planejamento de requalificação do hipercentro de Belo Horizonte, importante projeto da gestão do prefeito Fuad Noman, irá valorizar também a nossa já consagrada gastronomia e os demais produtos associados ao turismo”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Descubra Minas

O Descubra Minas é o Plano de Desenvolvimento Turístico, elaborado pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que se propõe a ativar e incentivar os destinos de Minas Gerais através da conexão, elaboração, implementação e difusão de iniciativas que valorizem a autenticidade e vocação turística local.

Sobre o Mercado das Flores

Parte da memória coletiva e patrimonial de Belo Horizonte, o “Mercado das Flores”, localizado no Centro da Capital, ao lado do Parque Municipal, na esquina de Avenida Afonso Pena com Rua da Bahia, abrigou por décadas o Centro de Atendimento ao Turista, além de um posto de venda de ingressos de teatro do Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de MG) e uma floricultura.

Desativado há alguns anos, o espaço foi concedido à iniciativa privada pela Prefeitura por meio de edital para processo licitatório aberto pela Belotur, em outubro de 2022. Com o objetivo de fomentar o turismo social em Minas Gerais, o Sistema Comércio venceu a licitação e administrará o local pelos próximos três anos, com opção de prorrogar por até 10.

O termo de parceria foi assinado na manhã do dia 10 de janeiro de 2023, em solenidade que contou com a presença de membros da diretoria da Fecomércio MG, Sesc, Senac em Minas  e Belotur. Nos próximos meses, o local passará por obras de readequação do espaço e a expectativa é que o novo Centro de Atendimento ao Turista – Mercado das Flores esteja à disposição do público ainda neste ano.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas públicas e privadas para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.