Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais faz parceria com Governo de Minas em busca fortalecimento da cultura e do turismo

30 de mar de 2023

Governo de Minas busca fortalecimento da cultura e do turismo no estado por meio de parceria com Sistema Fecomércio MG

No último dia 29 de março, o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, e Sindicatos Empresariais, representado pelo presidente Nadim Donato, esteve presente no 4º Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais no Palácio das Artes para a assinatura de um Protocolo de Intenções com o Governo do Estado. O objetivo é estabelecer uma cooperação institucional para o fortalecimento da cultura e do turismo no estado de Minas Gerais

“Estamos dando ênfase nas questões da cultura, educação e turismo. Talvez seja um pontapé inicial que a Fecomércio MG nunca deu nesses 80 anos de existência. Precisamos valorizar Minas Gerais e vamos fazer isso através do turismo.”

O presidente da Fecomércio, Nadim Donato, celebrou o compromisso assumido.
A parceria entre os dois órgãos propõe a partir de agora um trabalho em conjunto a fim de fortalecer a cultura e turismo do estado, por meio de troca de experiências, conhecimentos, realizações e participações em trabalhos de interesse mútuo.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, reforçou a disponibilidade de parcerias entre as cidades e todo o Sistema Fecomércio MG, entidade filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Assinando esse termo, nós queremos nos aproximar o sistema aos gestores e gestoras de cultura e de turismo dos municípios”, finaliza.

A entrega do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas contempla projetos já consolidados pela entidade.  Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac estará empenhado no plano de desenvolvimento Turístico pelo “Descubra Minas”, visando incentivar um novo olhar ao turismo; fomentar o comércio e serviços com foco nos Sindicatos Empresariais; estimular governança empresarial e gerar impacto direto no emprego e renda local.

Sesc
Centro de Atendimento ao Turista Mercado das Flores no centro de Belo Horizonte. O local será um espaço de acolhimento e atendimento aos turistas, com disponibilização de informações e acesso a experiências em turismo, cultura e gastronomia local, além de contribuir para tornar o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac protagonistas na atividade turística do estado de Minas Gerais, fomentando e incrementando a economia por meio de um modelo inovador de atendimento ao turista.

Hospedagem social: Um espaço de acolhimento e amparo a partir de um serviço de hospedagem gratuita com infraestrutura completa, contemplando alimentação, transporte e serviços sociais.

Mesa Brasil: Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Sesc, presente em todo território nacional, composto por ações educativas e distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Senac
Programa Senac+: Programa de oferta de educação profissional rápida às pessoas em situação de vulnerabilidade e ajudá-las a transformar a sua realidade. É gratuito. É de qualidade. É para incluir no mercado do comércio de bens, serviços e turismo e na sociedade.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.