Tecnologia aplicada ao mundo dos negócios

15 de mar de 2017

Fazer mais com menos. Esse é o lema que guia as startups, mas serve também – e muito bem – para o comércio. Por isso, a aproximação entre os mundos do negócio e da tecnologia pode ser uma aposta de sucesso. Otimizar custos, reduzir gastos e impulsionar resultados são apenas alguns pontos que podem surgir dessa conexão.

Para Victor Salles, cofundador da Hekima, startup belo-horizontina especializada em Big Data (uso de ferramentas capazes de lidar com imenso volume de dados) e Inteligência Artificial, o empresariado precisa buscar soluções inovadoras para os desafios atuais e as startups podem ajudar a encontrar as respostas. “A função dessas empresas é apontar as melhores metodologias, sempre buscando identificar práticas de alto impacto e baixo custo. Essa sinergia é fundamental, pois não se pode desperdiçar recursos.”

Salles avalia que, aos poucos, os empresários têm se aproximado da área tecnológica. Segundo ele, as possibilidades são muitas e é preciso identificar que tipo de informação é mais interessante para o negócio. “Identificar o objetivo é fundamental. Algumas organizações buscam mercado; outras, inovação. Pode-se querer crescimento. Mas em todas essas situações a relação com a tecnologia pode ser útil.”

O cofundador da Hekima acredita que todo gestor deveria ter uma pergunta uma mente: o que as novas tecnologias podem fazer para ajudá-lo a entender o consumidor? Nesse sentido, a área de análise preditiva – em que empresas de tecnologia usam dados primários para prever cenários – é uma das mais promissoras.

Se a parceria entre tecnologia e negócios parece próspera, Minas Gerais tem se mostrado um bom lugar para realizá-la. O Estado é um dos principais polos tecnológicos do país, e o segundo em número de startups, com quase 400. Em Belo Horizonte, o bairro São Pedro, na região Centro-Sul, abriga tantas empresas da área que ganhou o apelido de San Pedro Valley, em referência ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, região que abriga gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Apple.