O turismo no Brasil encerra o ano de 2012 com o crescimento de alguns indicadores econômicos. O setor de eventos é o 4º colocado na pauta de exportações do Brasil e cresce 7% ao ano, contribuindo com a geração de três milhões de empregos diretos e indiretos.
A realização de grandes eventos como a Jornada da Juventude, Copa das Confederações, seguidas pela Copa do Mundo de 2014 e pelos Jogos Olímpicos, surge como excelentes oportunidades para o setor de eventos.
Atualmente o país tem firmado parceiras entre atores responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do país, investido em capacitação e qualificação dos serviços prestados, a fim de que todos os setores da cadeia produtiva do turismo se beneficiem das oportunidades de negócios que estão por vir.
O mercado, em nível mundial, sofreu fortes transformações, principalmente em decorrência da globalização. Com o advento da internet, o fenômeno da globalização passou a dominar também os negócios, nas suas diversas áreas. Com isso, o empresário que estiver mais bem preparado para lidar com esse novo mundo consequentemente poderá auferir maior quantidade de rendimentos.
O turista de negócios e eventos utiliza a internet em vários momentos da vida. Para decidir se determinado evento tem um público com mesmo perfil que o seu, para decidir qual hotel se hospedará, para verificar se o destino possui atrações interessantes e se vale a pena ficar mais um dia. Isso apenas falando no pré-evento. Quando o turista chega ao destino ele procura nas redes sociais onde comer, onde comprar, o que fazer nos momentos de folga entre uma palestra ou entre uma reunião e outra. E, para finalizar, o visitante utiliza a internet no pós-evento para dar um feed back sobre os serviços, o evento e o destino em geral.
Portanto é imprescindível que o empresário se adeque a esse novo mercado para tornar-se competitivo e ampliar os negócios. No comércio eletrônico tem-se uma máxima de que “no futuro existirão dois tipos de empresas: as que estarão na internet e as que estarão fora do mercado”.
Rotinas empresariais que todo MEI iniciante deve saber.
Vídeos
Workshop sobre a Reforma Traba ...
Lei Complementar 160/2017, Con ...
Obrigações acessórias da co ...
Tributação de startups ...
...
Podcasts
Kalil anuncia fechamento de BH ...
Fechamento de comércio preocu ...
Número de endividados cai em ...
Coordenador jurídico sindical ...
Salário mínimo tem o menor p ...
Rádio CBN | Jornal da CBN 1ª edição - ...
Rádio Super Notícia | Super N - Primeiras Notícias - ...
Rádio Itatiaia | Jornal da Itatiaia 2ª edição - Fonte: Guilherme Almeida ...
Rádio América | Tribuna Livre - Fonte: Thiago Magalhães ...
Rádio Difusora (Pouso Alegre/MG) - Fonte: Guilherme Almeida ...
E-books
Como preparar as empresas para ...
Recuperação judicial, extraj ...
Parcelamento do ICMS no Plano ...
Auxílio Emergencial 2021 ...
Após quatro meses seguidos de expansão, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), retraiu em outubro. Com a primeira queda neste semestre, o indicador atingiu 111,2 pontos percentuais (p.p.), uma variação negativa de 2,3 pontos […]
Com a expansão do endividamento na capital mineira, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Belo Horizonte permaneceu em sua trajetória de alta, avançando pelo quarto mês consecutivo. Em outubro, o indicador alcançou 73,2 pontos, o melhor […]
Um dos setores mais dinâmicos da economia, que engloba uma série de atividades e emprega milhares de famílias, o turismo sofreu profundos impactos com as restrições provocadas pela pandemia de Covid-19. Com isso, as palavras (re)invenção e (re […]
Redescobrir o turismo é um desafio comum a milhares de negócios afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para debater as potencialidades e gargalos desse setor, avaliando soluções para a superação da crise, o Sistema Fecomércio […]
Celebrado nesta segunda-feira (27/09), o Dia Mundial do Turismo ressalta a importância das atividades do setor em toda a cadeia social e econômica do país, especialmente de Minas Gerais. Neste ano, a data resgata seu brilho habitual com a retomada […]
Para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nas atividades de turismo e cultura, o governo federal editou medidas emergenciais para auxiliar empresas do setor. Com a publicação da Medida Provisória (MP) 1.036/2021, no Di […]
As palavras acolhimento, sabor e desenvolvimento cabem em uma só frase quando o assunto é a culinária mineira. Para promover esse patrimônio cultural do estado, que atrai turistas e gera milhares de empregos, o governo de Minas Gerais lançou o P […]
Poucos lugares conjugam paisagens deslumbrantes, uma arquitetura reconhecida mundialmente e uma gastronomia com forte influência dos antepassados. Quem viaja a Minas Gerais pode apreciar cada uma dessas sensações. Mas há outra característica mui […]
O Estado de Minas Gerais publicou, na última quarta-feira (30/12), um decreto que pretende promover mais transparência e desenvolvimento regional ao setor de turismo no estado. A norma, que regulamenta a Lei nº 18.030/2009, contém regras para o p […]