Vestuário e artigos para almoços como carne e bebida tiveram maior saída
O Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG apurou que a maior parte dos comerciantes do estado, 51,1%, conseguiram resultados iguais ou melhores nas vendas do Dia das Mães deste ano. O levantamento tem o objetivo de captar os resultados obtidos após as estratégias adotadas pelos empresários do comércio varejista do estado para engajar as vendas no Dia das Mães.
A pesquisa foi realizada com 228 empresas das regiões de planejamento – Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo) entre os dias 25 de abril e 12 de maio de 2023.
O resultado da pesquisa mostra um cenário positivo para o comércio no levantamento com 58,2% das empresas entrevistadas afirmando que tiveram suas expectativas de vendas atendidas.
Entre as empresas que tiveram resultados melhores, a variação média foi de até 25,0% para 63,4% das empresas entrevistadas. Na opinião de 30,1% dos entrevistados, após a data, ainda haverá procura por produtos para presentear as mães, por parte dos consumidores.
Outra parte dos empresários entrevistados (33,0%) disse ter obtido resultados piores de vendas se comparado ao ano passado. A percepção esse grupo foi de que a piora nas vendas foi mais intensa atingindo até 50%, em média, para 68% das empresas.
Roupa puxa lista de presentes
Um percentual de 24,0% das empresas entrevistadas não soube informar qual o produto que mais contribuiu para suas vendas. Roupas foram o destaque na data para 17,3% das empresas. Em seguida, aparecem carnes (7,7%), calçados (7,1%), bebidas (6,1%) e perfumaria (6,1%).
Em 47,4% das empresas entrevistadas, os produtos registrados eram da categoria de presentes. Dentro dessa categoria, 36,6% dos presentes eram roupas, 15,1% eram calçados e 12,9% perfumaria.
Almoços e comemorações
De forma representativa na amostra, as empresas do segmento alimentício registraram o destaque de produtos que fazem parte da compra para a realização de almoço e comemorações do dia, havendo destaque para carnes (34,9%) e bebidas (27,9%). Para a parcela de empresas que não conseguiu ou não quis informar a categoria, os destaques foram as roupas, 15,1%, calçados e 12,9%, perfumaria.
Olhar Econômico, por Stefan D’Amato, economista-chefe da Fecomércio MG
Apesar de algumas vendas terem apresentado um retorno menor, os empresários mantiveram suas expectativas elevadas devido à maioria das vendas terem sido melhores ou iguais ao ano anterior. Acreditam que os consumidores continuarão comprando após a data, impulsionados pela expectativa de encontrar preços mais acessíveis.
Além disso, a expectativa de que os consumidores continuem comprando após a data é impulsionada pela perspectiva de preços mais acessíveis, o que pode estimular a demanda e impulsionar as vendas no médio e longo prazo. Essa crença na continuidade do consumo é uma justificativa econômica baseada na análise de tendências e comportamento do mercado.
O aumento de até 25% nas vendas foi justificado pelo interesse de consumo previamente observado em uma pesquisa realizada pela Fecomércio. As ações promocionais, que reduziram os preços ao consumidor, aliadas a um atendimento diferenciado, foram responsáveis por esse crescimento. A redução de preços ao consumidor, combinada com um atendimento diferenciado, estimulou o consumo e impulsionou o crescimento das vendas. Essa estratégia econômica de ajustar preços e oferecer um atendimento de qualidade resultou em um aumento significativo nas vendas, proporcionando benefícios tanto para os consumidores quanto para os empresários.
De acordo com o comportamento típico, os consumidores optaram por presentear suas mães em vez de realizar um almoço em família, o que impulsionou as vendas. Essa escolha absorvida pelos empreendimentos que direcionaram o fluxo de demanda para produtos e presentes relacionados ao Dia das Mães, resultando em um aumento nas vendas desses itens específicos. A compreensão desse padrão de consumo permite que os empresários ajustem suas estratégias de marketing e oferta de produtos, atendendo às necessidades e preferências dos consumidores, o que teve e possivelmente terá impacto positivo nas vendas durante o período do Dia das Mães.
A seleção dos produtos mais demandados durante o Dia das Mães esteve alinhada com os resultados da pesquisa prévia conduzida pela Fecomércio MG, que analisou as intenções de compra dos consumidores mineiros. Nesse contexto, vestuário, calçados e perfumaria despontaram como as escolhas mais procuradas. Essa correspondência entre a pesquisa e a realidade de mercado evidencia a relevância de compreender as preferências dos consumidores e adaptar a oferta para atender às suas expectativas.
Do ponto de vista econômico, a manutenção das expectativas elevadas por parte dos empresários, apesar de um retorno menor nas vendas, pode ser atribuída à participação significativa dessas vendas no cenário geral. Embora alguns setores possam ter apresentado um desempenho abaixo do esperado, a análise do panorama como um todo revela que a maioria das vendas se manteve em patamares positivos ou similares aos do período anterior. Essa perspectiva otimista reflete a confiança dos empresários na resiliência do mercado e na possibilidade de recuperação e crescimento, considerando o peso das vendas em destaque.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Rotinas empresariais que todo MEI iniciante deve saber.
Vídeos
Workshop sobre a Reforma Traba ...
Lei Complementar 160/2017, Con ...
Obrigações acessórias da co ...
Tributação de startups ...
...
Podcasts
Kalil anuncia fechamento de BH ...
Fechamento de comércio preocu ...
Número de endividados cai em ...
Coordenador jurídico sindical ...
Salário mínimo tem o menor p ...
Rádio CBN | Jornal da CBN 1ª edição - ...
Rádio Super Notícia | Super N - Primeiras Notícias - ...
Rádio Itatiaia | Jornal da Itatiaia 2ª edição - Fonte: Guilherme Almeida ...
Rádio América | Tribuna Livre - Fonte: Thiago Magalhães ...
Rádio Difusora (Pouso Alegre/MG) - Fonte: Guilherme Almeida ...
E-books
Como preparar as empresas para ...
Recuperação judicial, extraj ...
Parcelamento do ICMS no Plano ...
Auxílio Emergencial 2021 ...
Empresários esperam vender mais no Dia dos Namorados em comparação ao ano passado, passando de 47,1% para 70,9% neste ano O Dia dos Namorados está se aproximando e a expectativa é de movimentação intensa no comércio. Os empresários estão ot […]
Encontro organizado pela Fecomércio MG buscou ampliar debate no setor A Fecomércio MG realizou na manhã desta segunda, 29/05, a Jornada Tributária – Debate sobre os principais prontos da Reforma Tributária e quais os impactos para o setor. O e […]
A Fecomércio MG informa que o comércio em Minas Gerais, no âmbito da área inorganizada para o segmento atacadista e varejista de gêneros alimentícios, está autorizado a convocar o empregado para trabalhar no feriado de Corpus Christi (08/06/23 […]
Ação, que tem parceria com empresas, promove coleta de roupas de frio, mantas e cobertores até o dia 19 de junho Você tem calças, casacos, blusas, luvas, gorros, meias, mantas, cobertores e outros artigos de frio que já não usa há muito tem […]
Rodada de conversas amplia diálogo do setor do comércio de bens serviços e turismo com parlamentares iniciado há dois meses em seminário na ALMG Na quinta-feira, 29 de maio, a Fecomércio MG promove a Jornada Tributária do Comércio quando rece […]
Maioria já busca fornecedores com práticas sustentáveis Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG revelou que os empresários do varejo se preocupam muito com os problemas ambientais, sendo que 62,7% classif […]
Vestuário e artigos para almoços como carne e bebida tiveram maior saída O Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG apurou que a maior parte dos comerciantes do estado, 51,1%, conseguiram resultados iguais ou melhores nas vendas […]
Volume de vendas em 12 meses supera o desempenho nacional O Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG analisou os dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. A partir dos números, foram avaliados os últimos 11 percentuais para o volu […]
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realiza o Dia S, com atos públicos simultâneos em todo o Brasil Hoje, 16/5, às 16h, serão realizados atos públicos simultâneos em defesa do Serviço Social do Comércio (Se […]