Vendas do Dia das Mães agradam comerciantes de Minas

19 de maio de 2023

Vestuário e artigos para almoços como carne e bebida tiveram maior saída   

O Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG apurou que a maior parte dos comerciantes do estado, 51,1%, conseguiram resultados iguais ou melhores nas vendas do Dia das Mães deste ano. O levantamento tem o objetivo de captar os resultados obtidos após as estratégias adotadas pelos empresários do comércio varejista do estado para engajar as vendas no Dia das Mães.

A pesquisa foi realizada com 228 empresas das regiões de planejamento – Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo) entre os dias 25 de abril e 12 de maio de 2023.

O resultado da pesquisa mostra um cenário positivo para o comércio no levantamento com 58,2% das empresas entrevistadas afirmando que tiveram suas expectativas de vendas atendidas.

Entre as empresas que tiveram resultados melhores, a variação média foi de até 25,0% para 63,4% das empresas entrevistadas. Na opinião de 30,1% dos entrevistados, após a data, ainda haverá procura por produtos para presentear as mães, por parte dos consumidores.

Outra parte dos empresários entrevistados (33,0%) disse ter obtido resultados piores de vendas se comparado ao ano passado. A percepção esse grupo foi de que a piora nas vendas foi mais intensa atingindo até 50%, em média, para 68% das empresas.

Roupa puxa lista de presentes  

Um percentual de 24,0% das empresas entrevistadas não soube informar qual o produto que mais contribuiu para suas vendas. Roupas foram o destaque na data para 17,3% das empresas. Em seguida, aparecem carnes (7,7%), calçados (7,1%), bebidas (6,1%) e perfumaria (6,1%).

Em 47,4% das empresas entrevistadas, os produtos registrados eram da categoria de presentes. Dentro dessa categoria, 36,6% dos presentes eram roupas, 15,1% eram calçados e 12,9% perfumaria.

Almoços e comemorações

De forma representativa na amostra, as empresas do segmento alimentício registraram o destaque de produtos que fazem parte da compra para a realização de almoço e comemorações do dia, havendo destaque para carnes (34,9%) e bebidas (27,9%). Para a parcela de empresas que não conseguiu ou não quis informar a categoria, os destaques foram as roupas, 15,1%, calçados e 12,9%, perfumaria.

Olhar Econômico, por Stefan D’Amato, economista-chefe da Fecomércio MG

Apesar de algumas vendas terem apresentado um retorno menor, os empresários mantiveram suas expectativas elevadas devido à maioria das vendas terem sido melhores ou iguais ao ano anterior. Acreditam que os consumidores continuarão comprando após a data, impulsionados pela expectativa de encontrar preços mais acessíveis.

Além disso, a expectativa de que os consumidores continuem comprando após a data é impulsionada pela perspectiva de preços mais acessíveis, o que pode estimular a demanda e impulsionar as vendas no médio e longo prazo. Essa crença na continuidade do consumo é uma justificativa econômica baseada na análise de tendências e comportamento do mercado.

O aumento de até 25% nas vendas foi justificado pelo interesse de consumo previamente observado em uma pesquisa realizada pela Fecomércio. As ações promocionais, que reduziram os preços ao consumidor, aliadas a um atendimento diferenciado, foram responsáveis por esse crescimento. A redução de preços ao consumidor, combinada com um atendimento diferenciado, estimulou o consumo e impulsionou o crescimento das vendas. Essa estratégia econômica de ajustar preços e oferecer um atendimento de qualidade resultou em um aumento significativo nas vendas, proporcionando benefícios tanto para os consumidores quanto para os empresários.

De acordo com o comportamento típico, os consumidores optaram por presentear suas mães em vez de realizar um almoço em família, o que impulsionou as vendas. Essa escolha absorvida pelos empreendimentos que direcionaram o fluxo de demanda para produtos e presentes relacionados ao Dia das Mães, resultando em um aumento nas vendas desses itens específicos. A compreensão desse padrão de consumo permite que os empresários ajustem suas estratégias de marketing e oferta de produtos, atendendo às necessidades e preferências dos consumidores, o que teve e possivelmente terá impacto positivo nas vendas durante o período do Dia das Mães.

A seleção dos produtos mais demandados durante o Dia das Mães esteve alinhada com os resultados da pesquisa prévia conduzida pela Fecomércio MG, que analisou as intenções de compra dos consumidores mineiros. Nesse contexto, vestuário, calçados e perfumaria despontaram como as escolhas mais procuradas. Essa correspondência entre a pesquisa e a realidade de mercado evidencia a relevância de compreender as preferências dos consumidores e adaptar a oferta para atender às suas expectativas.

Do ponto de vista econômico, a manutenção das expectativas elevadas por parte dos empresários, apesar de um retorno menor nas vendas, pode ser atribuída à participação significativa dessas vendas no cenário geral. Embora alguns setores possam ter apresentado um desempenho abaixo do esperado, a análise do panorama como um todo revela que a maioria das vendas se manteve em patamares positivos ou similares aos do período anterior. Essa perspectiva otimista reflete a confiança dos empresários na resiliência do mercado e na possibilidade de recuperação e crescimento, considerando o peso das vendas em destaque.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

[vc_row][vc_column][vc_btn title=”Acesse aqui a íntegra pesquisa do Comércio para o Dia das Mães em Minas Gerais” color=”primary” align=”center” link=”https://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Resultados-Dia-das-Maes.pdf” button_block=”true”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?